Quantas mulheres do Frevo você conhece? Quantas musicistas? Quantas delas em orquestras? Quantas compositoras? Quantas delas têm seus nomes historicamente exaltados nas canções? No Mês da Mulher, o Educativo do Paço do Frevo lança uma ação especial e afirma: ELAS SÃO FREVO!
Como expressão popular, o Frevo não escapou ao machismo estrutural que invisibiliza mulheres por todos os lados, todos os dias, reproduzindo desigualdades e exaltando protagonismos masculinos. ‘Elas são Frevo’ destaca e nomeia as mulheres do Frevo através de uma intervenção na exposição de longa duração do Paço dando luz ao seu papel fundamental na criação e manutenção do patrimônio.
Nela, a curadoria educativa destaca a presença feminina com informações sobre a luta, trajetória e o protagonismo da mulher no Frevo, tentando cumprir a lacuna dentro da própria expografia do museu, nomeando e situando mulheres que vêm sendo invisibilizadas ao longo da história.
Assim, você vai poder realizar uma visita ao Paço mediada por cada um dos pontos de parada previstos nas intervenções, além de passear pela história do Frevo ampliando o olhar por meio das vivências das mulheres que o fazem.
‘Elas são Frevo’ pode ser conferida durante todo o mês de março. O nosso horário de visitação é de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 11h às 18h. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia), com acesso gratuito às terças. Tá imperdível, hem?