Um dos pilares do Paço do Frevo, museu dedicado à manifestação cultural que é patrimônio imaterial pela Unesco e pelo Iphan, é o fomento e manutenção da tradição por meio da educação. Em mais uma ação que comprova seu compromisso com os saberes, o equipamento lança o projeto Impulso: Residência para Educadoras e Educadores, voltado para professores, educadores museais, sociais, populares e estudantes de licenciaturas. Com inscrições de 2 a 10 de maio, a residência será norteada pelo tema “Pedagogias do Corpo” e realizada no mês de junho. Os dois selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 2,5 mil.
A criação da bolsa de pesquisa visa impulsionar e fomentar formações, ideias e projetos de educação a serem desenvolvidos com, para e através dos espaços museais, tomando o Paço do Frevo como laboratório de criações educativas. A residência é também uma oportunidade de compartilhar com educadoras e educadores das mais diversas modalidades e linguagens pedagógicas saberes e metodologias que vêm sendo experienciadas e consolidadas durante os dez anos de existência da instituição.
A proposta deve apresentar algum diálogo com o eixo norteador “Pedagogias do Corpo” e ser redigida contemplando pontos como objetivos, estratégia de ação e impactos desejados. Para nortear os interessados, algumas perguntas podem ajudar a identificar se o projeto está conforme o tema pedido: como o Frevo se manifesta no seu corpo? Quais são os saberes que seu corpo pode ensinar? Que práticas educativas são possíveis de serem desenvolvidas na multidão? Que memórias um corpo pode guardar e como os compartilha?
>>> As inscrições podem ser feitas de 2 a 10 de maio nos links abaixo: