Skip to main content

A ocupação artístico-educativa FrevAções foi sucesso durante o mês de julho e segue oferecendo suas atividades em agosto!

A proposta oferece uma agenda de atividades experimentais com o Frevo e o Patrimônio através de ações poéticas, atividades lúdicas, sensoriais, artísticas, corporais, contações de histórias, momentos de apreciação estética e mais, tudo pensando para despertar o Frevo que existe em cada um de nós!

As FrevAções serão conduzidas pelos educadores do Paço do Frevo durante todo o mês de julho, com atividades diárias.

Confira as atividades:

Frevo no ar: A atividade “Frevo no ar” propõe a confecção de um brinquedo composto por palito, fita de cetim e outros materiais decorativos. Após pronto, pode ser experimentado em conjunto com os movimentos do Frevo. A atividade é recomendada para crianças de 5 a 12 anos.

Carteado do Passo: A atividade consiste na utilização de cartas com imagens referentes a alguns dos passos do Frevo, que dinamiza os processos de mediação e possibilita a realização de vivências de Frevo no museu. Nesta atividade, os visitantes são convidados a escolherem uma carta e, a partir da imagem escolhida, tentarem dar movimento ao que é visto, dando espaço também para o surgimento de novas formas de fazer passos já catalogados de Frevo. A atividade é recomendada para todas as idades.

Contação de histórias: Atividade que consiste na leitura ou improviso de histórias relacionadas ao Frevo, possibilitando o conhecimento e a interpretação do ritmo e dança pernambucana pelas crianças de forma lúdica, através do uso de bonecos e objetos que otimizam a compreensão infantil sobre o enredo apresentado. Atividade recomendada para crianças entre 3 e 8 anos, além do público com TEA.

Contando Frevo: É uma vivência interdisciplinar onde a música é o produto final da atividade. A partir de uma tabela que elenca a sessão percussiva das orquestras de Frevo, os participantes escolhem sons para representar os instrumentos – surdo, pandeiro e caixa. O processo é gravado via áudio de Whatsapp e o resultado é uma sessão rítmica de Frevo que pode tocar em diferentes andamentos, através da variação de velocidade do áudio. Atividade livre.

Karaokê do Frevo: Já pensou em soltar a voz cantando clássicos do Frevo de ontem e de hoje? A proposta do Karaokê do Frevo leva o visitante a escolher dentre várias canções aquela que mais o emociona e permite uma performance fenomenal. Após o “show” é possível bater um papo com os educadores a respeito daquela música, sua composição e histórias por trás da produção. Para cantar sozinho ou acompanhado. Solta a voz!

Frevo que transborda: No Paço, o frevo transborda o ano inteiro através das exposições e das músicas. Para fazer o Frevo transbordar também nos nossos visitantes, a oficina os convida a fechar os olhos e ativar outros sentidos. Nela, os participantes são conduzidos em uma visita às paisagens de suas memórias carnavalescas, que se transformam em desenhos — feitos às cegas —, transbordando para o papel esse imaginário interior. Atividade recomendada para pessoas a partir dos 13 anos.