Skip to main content

Estão abertas as inscrições para os cursos livres de Dança – Frevo e de Percussão – Ritmos Pernambucanos da Escola Paço do Frevo através do projeto Pernambuco em Movimento – Cultura como Oportunidade, patrocinado pela Ultracargo.  Os cursos acontecerão em três módulos independentes – ou seja, você pode participar de apenas um deles, ou de todos! Garanta logo a sua inscrição, as vagas são limitadas. Confira os detalhes:

Curso Livre de Dança – Frevo

O Curso Livre de Dança – Frevo, que tem como premissa partir da movimentação do Frevo e suas múltiplas possibilidades expressivas para despertar e desenvolver habilidades corporais ligadas tanto à preparação e condicionamento físico quanto aos processos cognitivos – além da experiência estética – de quem dança, valorizando as singularidades e potencial criativo de cada aluno.

Ministrado de agosto até dezembro, o curso conta com 3 módulos, cada um com carga horária de 20h/aula, desenhados de acordo com as especificidades das pesquisas individuais de cada professor convidado. O primeiro módulo é “O Frevo das ruas: as bases da técnica”, com o professor Laércio Olímpio, e acontece às terças-feiras, de 16 de agosto a 25 de outubro; o segundo é o “Por dentro do Frevo”, com o professor Jefferson Figueirêdo, que terá aulas às quintas-feiras, de 18 de agosto até 27 de outubro; e, por fim, o terceiro módulo é o “Frevo dilatado: experimentar e improvisar”, com a professora Rebeca Gondim, às terças e quintas do mês de novembro, até 20 de dezembro. Serão contempladas desde noções fundamentais e estruturais do movimento, passando pelos contornos da técnica do frevo, suas singularidades e expressividade que caracterizam a pluralidade de formas de dançá-lo. O curso é direcionado tanto para pessoas que estão iniciando no dançar, buscando melhorar suas condições físicas, quanto para pessoas que desejam aprofundar, refinar e ampliar suas possibilidades artísticas.

Local: Paço do Frevo
Data: Módulo 1 – 16/08 a 25/10 (terças) | Módulo 2 – 18/08 a 27/10 (quintas) | Módulo 3 – 01/11 a 20/12 (terças e quintas)
Horário: 19h às 20h30
Professores: Jefferson Figueirêdo, Laércio Olímpio e Rebeca Gondim
Valor: R$ 80,00 (por módulo)
Número de vagas: máximo de 15 participantes (2 bolsas – gratuidade)
INSCRIÇÕES: https://bileto.sympla.com.br/event/75765

Curso Livre de Percussão – Ritmos Pernambucanos

O curso livre de Percussão – Ritmos Pernambucanos acontecerá em três módulos, cada um com 12 encontros, conduzidos pelos professores, músicos e percussionistas Bárbara Regina, Gilberto Bala e Jerimum de Olinda. O curso será destinado a iniciantes e iniciados (ainda em nível básico) e proporcionará uma experiência diversificada a partir da prática instrumental e suas respectivas técnicas. Ao longo dos encontros, os participantes poderão experimentar diferentes instrumentos de percussão ligados aos conteúdos propostos em cada módulo, que irão abordar diferentes ritmos da música popular pernambucana como o Coco, a Ciranda, o Maracatu, o Frevo e o Afoxé. Além desses, teremos ainda um módulo inteiramente voltado para as rítmicas de terreiros e suas matrizes afro. O primeiro módulo, “Frevo, Coco e Ciranda”, acontece de 16 de agosto a 22 de setembro, com o professor Jerimum de Olinda, e é recomendado para os instrumentos pandeiro, caixa e surdo; O módulo seguinte, “Frevo, Maracatu e Afoxé”, será conduzido pela professora Bárbara Regina, entre os dias 27 de setembro e 3 de novembro, e é indicado para os instrumentos alfaia, pandeiro, abê, agogô e caixa; O terceiro módulo, “Dos Terreiros para os Palcos: tambores e matrizes rítmicas de terreiro, é com o professor Gilberto Bala, de 8 de novembro a 22 de dezembro, e os instrumentos recomendados são abê, agogô, gonguê, ilú e conga.

Local: Paço do Frevo
Data: Módulo 1 – 16/08 a 22/09 | Módulo 2 – 27/09 a 3/11 | Módulo 3 – 8/11 a 22/12
Horário: 19h às 20h30
Professores: Bárbara Regina, Gilberto Bala e Jerimum de Olinda
Valor: R$ 80,00 (por módulo)
Pré-requisito: Cada participante deverá ter ao menos um instrumento de percussão para prática individual durante o curso.
Número de vagas: máximo de 15 participantes (2 bolsas – gratuidade)
INSCRIÇÕES: https://bileto.sympla.com.br/event/75748

Leave a Reply