Skip to main content

Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, o Paço do Frevo realiza o VI Encontro de Pesquisadores do Frevo, com o tema “Valorizando acervos e redes de pesquisa”. Nesta edição, através de conferências, oficinas e rodas de apresentação, buscamos promover um “reencontro de pesquisadores” ao reunir profissionais que estudam e investigam Frevo após o afastamento imposto pela pandemia, apresentando novos pesquisadores e jovens estudantes às redes de pesquisa formadas por fazedores do frevo e investigadores já consolidados.

O Encontro de Pesquisadores do Frevo segue na sua missão de entender a figura do pesquisador de Frevo em sentido ampliado, contemplando as comunidades do Frevo, pesquisadores da academia, produtores culturais e demais interessados no tema.

A participação como ouvinte é aberta a todas e todos, mediante a inscrição neste link. As oficinas do encontro são gratuitas e oferecidas ao público geral, garanta sua vaga nos links abaixo!

Confira a programação completa:

30/11 – 18h45 às 21h

Autogestão da memória e acervos das comunidades do Frevo

A mesa de abertura irá discutir a importância dos processos e metodologias de pesquisa e salvaguarda com as coleções documentais que as comunidades do Frevo vêm promovendo. A exemplo, temos as experiências da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense e do Clube de Boneco Seu Malaquias, produzindo exposições, digitalizações de acervos, catalogações e gravação de depoimentos. Uma das questões primordiais que norteiam a discussão é como essas agremiações mobilizaram suas comunidades para desenvolver ações de preservação dos documentos e valorização das memórias.

Convidados: Claudio Brandão ‘Xôxo Malaquias’ e Paulo Maia (Clube de Bonecos Seu Malaquias) e João Pedro Nires e André Canuto (Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense)

Mediação: Alexandre Gomes (Escola Livre de Museologia Política)

01/12 – 9h às 12h

Oficina “RecorDança: cuidados e procedimentos de memória”

O Acervo RecorDança é um coletivo de pesquisadoras que há 20 anos vem se dedicando aos cuidados com as memórias da Dança em Pernambuco. Nesta oficina, suas integrantes irão compartilhar um pouco dessa história e das transformações que o Acervo passou ao longo do tempo, seja nas percepções quanto ao que acervar e como fazê-lo, seja no seus procedimentos e desejos. Também serão compartilhados alguns importantes conceitos que orientam as ações do coletivo. O intuito é relembrar que o tempo está em movimento – e nesse fluxo o cultivo da memória segue imprescindível para o presente e o futuro. A condução da oficina será feita por Elis Costa e Ju Brainer.

A oficina é aberta a todas e todos. Clique aqui e faça sua inscrição gratuitamente.

01/12 – 9h às 12h

Oficina “Ações educativas em diálogo”

Oficina elaborada e conduzida pelo Educativo do Paço do Frevo e voltada para educadores, mediadores culturais e equipes educativas dos museus do Recife e Região metropolitana. A ideia é apresentar as publicações e produções do educativo do Paço, em diálogo com outras experiências de publicações educativas desenvolvidas pelas demais equipes. O objetivo final do encontro é iniciar a elaboração de um futuro catálogo de atividades educativas, a ser disponibilizado para pesquisadores, estudantes e profissionais de museus interessados na atuação de educativos de Pernambuco.

A oficina é abertas para todas e todos. Clique aqui e faça a sua inscrição gratuitamente.

01/12 – 14h30 às 16h30

Sementes: regando patrimônios, colhendo memória

A conferência irá refletir, com o norte da teoria da memória, a importância do trabalho de memória em acervos de patrimônio cultural, sobretudo, imaterial. Além disso, busca-se comentar sobre quais são os acervos públicos e privados do Frevo que estão acessíveis na cidade do Recife e no Estado de Pernambuco. Quais deles são acessíveis? Quais precisam de melhorias? Quais são os projetos e ações que estão em desenvolvimento para visibilizar documentações? E quais são os desafios para reforçar uma política pública de valorização e salvaguarda de acervos documentais que possam fomentar novas pesquisas, exposições e projetos que fortaleçam as produções artísticas.

Convidado: Marcos Galindo (LIBER-UFPE)

Mediação: Mônica Silva (Paço do Frevo)

02/12 – 9h00 às 12h30

Rodas de apresentação com as comunicações previamente inscritas

CLIQUE E CONFIRA AS COMUNICAÇÕES APROVADAS


02/12 – 14h30 às 16h30

Quem pesquisa e pensa sobre o Frevo hoje?

A conferência irá discutir como está o campo de pesquisa e reflexão artística e acadêmica sobre o Frevo. Quais o novos rostos? Quais os novos temas? O que vemos sendo discutido com maior ênfase? Além de elencar estas questões, busca-se apresentar o campo de pesquisa a novos e jovens pesquisadores interessados em trilhar caminhos na pesquisa sobre o Frevo.

Convidados: Inaê Silva (Dança-UFPE) e Luiz Vinícius Maciel (Paço do Frevo)

02/12 – 16h30 às 17h30

Programação artística com apresentação do grupo de canto coral Recicoral